Galati Odontologia

Próteses Removíveis

Só restabelecem de 20% a 50% da Mastigação.

São aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser retirados e recolocados na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-los e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparados a aqueles de alguns anos atrás. Existem três tipos principais de próteses removíveis: totais (dentaduras) ou parciais (ponte com armação metálica e sem armação). Seu Dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Prótese Total Convencional (Dentadura)
A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá a utilização de uma Prótese Total Imediata ou Provisória.

As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas por você, paciente, e pelo seu Dentista, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca.

Prótese Total Imediata

A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. (Seu dentista irá fazer os moldes em uma consulta antes das extrações. Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de você não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Prótese Parcial Removível

Sem Estrutura Metálica: Essa prótese funciona como uma dentadura parcial. Não possui armação metálica e se apóia apenas na mucosa do paciente. Tem um custo reduzido, porém a sua estabilidade e fixação são menores também. É bastante utilizada em pós-cirurgicos, como prótese provisória ou até mesmo onde a quantidade de dente remanescente é pequena.

Com estrutura Metálica: A prótese consiste em uma estrutura metálica associada ao acrílico que se apóia nos dentes naturais e no rebordo (osso e tecido). Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e de fácil colocação. É possível conseguir boa estética e função com essa modalidade protética.

No Primeiro Dia de Uso da Prótese

Surge a sensação da presença de um corpo estranho na boca.

Há produção de mais saliva que o normal.

A fala fica um pouco diferente.

É normal que morda as bochechas ou a língua.

Sente dor e desconforto na zona de apoio da prótese.

Recomendações

Nos primeiros dias, procure mastigar com cuidado para que não morda as bochechas nem sobrecarregue as gengivas. Quando comer, faça movimentos de mastigação verticais e tente mastigar alternadamente,com ambos os lados da prótese.

Neste fase, de adaptação á sua nova prótese, é importante que mantenha a prótese na boca o tempo que lhe recomendou o seu Dentista.

Sempre retire a Prótese para dormir,já que a salivação durante a noite é reduzida e isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias, neste período a prótese pode ser colocada em um recipiente com água

Quanto à alimentação, comece por ingerir alimentos mais fáceis de mastigar: carne picada, peixe, verduras cozidas, sopas e purê.

A higienização das próteses deve ser feita pós-refeições.

Para ajudar a falar corretamente, leia em vozalta um texto num lugar silencioso.

Para trabalhar os músculos da face, os lábios e a língua, pratique, em frente ao espelho, gestos normais como falar ou sorrir.

O uso de fixadores (Corega ou similares) é uma ajuda importante para um melhor conforto e estabilização na utilização da Prótese.

Se sentir dor ao morder, ou se tiver feridas na boca provocadas pelo uso da prótese, consulte seu Cirurgião-Dentista, par