Galati Odontologia

Ortodontia é a área da odontologia que  cuida dos aparelhos dentários ortodônticos, que tem a função tanto no tratamento, quanto na prevenção das irregularidades dos dentes e da face.

Os Ortodontistas podem orientar qual o melhor aparelho dentário para cada caso após uma correta avaliação de exames prévios.

O aparelho dentário auxilia na correção e harmonia da boca como um todo, incluindo também os músculos da face, pois funcionam sempre juntos.

Quando alguma das partes está alterada, interfere na estética da face, na fala, na deglutição e até mesmo na respiração.

Aparelho Fixo Metálico Convencional

Este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente,  e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são  presos na parte externa do dente.

Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos.

Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como, estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.

Aparelhos Estéticos

Vieram pra dar ainda mais conforto para aqueles pacientes mais exigentes que não querem deixar transparecer que estão fazendo tratamento ortodôntico.

Confeccionados   com braquetes que imitam a cor do dente, eles seguem os mesmos parâmetros do aparelho ortodôntico metálico tanto com relação à prescrição quanto com a funcionalidade. Podem ser encontrados em três tipos diferentes de material: policarbonato (tipo de resina plástica), porcelana   ou safira laboratorial.

Aparelhos Ortopédicos

      Crianças, a partir de 6-7 anos, que apresentarem discrepâncias ósseas (maxila e mandíbula desproporcionais) podem ser tratadas  com aparelhos ortopédicos ou funcionais, que aproveitam o crescimento da criança e estimulam o crescimento ósseo na região necessária, podendo evitar, assim,  futuras cirurgias no futuro.

    Essix® Clear Aligner é o que existe de mais estético em ortodontia para pequenos movimentos. Sua transparência e encaixe perfeitos garantem que fique imperceptível na boca e não atrapalhe a fala.

Alinhadores Estéticos

Seu   exclusivo material de última geração tem  total transparência e precisão, aceitando repetidas ativações realizadas com alicates especiais aquecidos. Além disso, o processo de confecção dos alinhadores pode ser feito no próprio  consultório, proporcionando ao dentista o controle constante  sobre o tratamento, com total independência do laboratório.


Braquetes Auto-ligados (Sistema Damon)

O Sistema Damon é um sistema de braquetes auto-ligados que elimina a necessidade de elásticos (as borrachinhas coloridas) ou ligaduras metálicas, reduzindo, assim, a praticamente zero o atrito entre braquetes e fios. A redução do atrito associada a arcos High tech promove um remodelamento ósseo, diminuindo significativamente a necessidade de extrações e o uso de expansores ósseos, além de diminuir o tempo de tratamento e promover mais conforto ao paciente.

É uma nova maneira de tratar os pacientes como um todo, e não tratar, apenas, os seus dentes. A mecânica de forças leves, deste sistema, é projetada especificamente para melhorar o resultado global da face de cada paciente.

Ortodontia associada á Cirurgia Ortognática

Embora nenhuma face seja simétrica, algumas alterações causam desarmonia, limitando as pessoas quanto a ter uma mastigação adequada.

O tratamento correto de uma deformidade envolvendo os ossos da face consiste em  dois tipos básicos de procedimentos: utilização de aparelhos ortodônticos fixos em ambas as arcadas associada a cirurgia designada “ortognática”.

A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas adultas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico

Os objetivos são a correção do posicionamento dentário dentro de parâmetro de normalidade proporcionando uma melhora das condições de oclusão dentária, saúde dos tecidos periodontais, função das articulações temporomandibulares (ATM’ s),função respiratória e estética facial.