Galati Odontologia

ARTIGOS

Crianças tratadas com ANTIBIÓTICO

Publicado em

Crianças tratadas com ANTIBIÓTICO do grupo químico das TETRACICLINAS, durante o período de formação dos dentes, têm um grau de pigmentação nas coroas, variando do amarelo para o marrom e do cinza para o preto. Por essa razão, as tetraciclinas devem e têm sido EVITADAS, serem prescritas a gestantes e crianças.

Foi por causa da pigmentação causada pela tetraciclina, que se originou o MITO de se dizer que os ANTIBIÓTICOS “ESTRAGAM” os dentes. É preciso, então, não confundir: o ANTIBIÓTICO em si NÃO provoca a doença cárie. Um determinado grupo de antibiótico (TETRACICLINA) é que leva a uma alteração na coloração e na estrutura dos dentes.

A Fluorose

Publicado em

A FLUOROSE é uma alteração que ocorre devido ao Excesso de Ingestão de FLÚOR, durante a FORMAÇÃO dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenasmanchas ou linhas brancas.

Se ocorrer a ingestão sistemática da pasta de dente (sempre que a criança escovar os dentes) por muitos anos, esta poderá causar a FLUOROSE DENTÁRIA. O volume de pasta a ser colocado na escova deve ser limitado a 0,5 cm e a criança deve ser supervisionada para que não engula. A ingestão ocasional não traz maiores problemas. Dica … Crianças até 5 anos devem usar pasta de dente SEM FLÚOR.

Quando ingerimos algo Gelado

Publicado em

Quando ingerimos algo Gelado, o alimento ou o líquido atinge as terminações nervosas dos dentes provocando a sensação de Dor. Isso se dá pela proximidade da polpa (nervo), que fica na parte interna do dente. Essa sensação é pior em pessoas que possuem DENTES SENSÍVEIS…. E melhora bastante com a Utilização de Pastas para SENSIBILIDADE como Sensodyne ou Colgate Sensitive.

Pessoas com Cáries sentem Dor ao ingerir algo gelado de uma forma bem MAIS FREQÜENTE. Isso se dá pelo fato de que as bactérias destroem o esmalte do dente, um importante isolante térmico.
A quebra de uma restauração expõe a dentina deixando o nervo mais desprotegido, e a retração da gengiva também deixa a raiz do dente mais exposta, deixando sua polpa mais vulnerável às mudanças de temperatura. Portanto fique alerta! Se você está sentindo MAIS DOR ao ingerir alimentos gelados ou frios, consulte seu Dentista rapidamente

Avulsão Dentária

Publicado em

Se você cair e seu dente sair da boca… Lave seu dente em água corrente, nunca esfregue… Recoloque o dente no lugar de onde ele caiu… (alvéolo=buraco do dente). Se você não conseguir, mergulhe o dente no leite ou soro fisiológico. Corra para o dentista, o tempo é muito importante!!!!

Selante

Publicado em

O SELANTE é um material resinoso que forma uma uma película, criando uma barreira física para a proliferação de bactérias e o acúmulo de alimentos.

Os selantes devem ser aplicados em dentes que apresentam sulcos profundos e principalmente em crianças, que têm um alto risco de cárie. Sulcos profundos dificultam uma higienização adequada. A aplicação de uma película “tampando” esses sulcos facilita a escovação.

Gengivite!!!

Publicado em

A Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, que envolve e segura os dentes.

É causada pela placa bacteriana (Bactérias + Restos de Alimentos). Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se fixar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

Sucção de Dedo e Chupeta ultrapassa os dois anos de idade.

Publicado em

Quando os hábitos de Sucção de Dedo e Chupeta ultrapassam os dois anos de idades eles trazem Alterações à Arcada Dentária.

Essas alterações serão maiores ou menores dependendo do padrão de crescimento da criança, da freqüência do hábito, da duração e da intensidade com a qual ele é praticado.

O efeito negativo do uso do dedo ou da chupeta trará problemas na arcada dentária conhecidos como mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior, que deverão ser tratados pelo Ortodontista, por volta dos 5 anos de idade.

Pratica Esportes e Usa Aparelho Fixo?

Publicado em

O protetor bucal, é um acessório indispensável na prática de várias modalidades esportivas, tais como, boxe, jiu jitsu, karate e até mesmo futebol.

O protetor minimiza consideravelmente danos causados por eventuais pancadas que podem acontecer.

Deve-se Dormir com a Dentadura na Boca?

Publicado em

Não. Durante o uso diário, a Dentadura passa um longo período em contato com os tecidos bucais.

Dessa forma, é importante que haja um tempo de descanso para reparo e renovação destes tecidos, proporcionando uma melhor circulação sanguínea na região e a ação de limpeza da saliva, que já se apresenta em quantidade diminuída durante o sono.

Pastas de Dentes Clareadoras… Cuidado!!!

Publicado em

Quase todas as pastas de dente que se dizem clareadoras ou branqueadoras não cumprem o que prometem (estudo realizado pela Pro Teste).

O teste demonstrou que essas pastas são, em geral, mais abrasivas do que as comuns, o que pode gerar desgaste nos dentes.

Esse desgaste, por sua vez, além de causar um incômodo estético, pode levar à exposição da dentina (camada interna do dente), gerando dor e hipersensibilidade.